2010/07/29

Saito Hitohira Sensei, Turim Maio 2010

Gosto desta foto pelo seu lado curioso. 
 A desenvoltura que Hitohira Sensei demonstra nos treinos, bem significativa do destino que desenhou. 
Herdeiro de seu pai Morihiro Saito Sensei, ele apoia-se nesse legado embora tenha a coragem de procurar continuar a evoluir.
Criar um lugar seu no mundo do aikido em vez de ficar sentado na cadeira do pai, necessita de forte personalidade, empenho e temeridade. 
Presto-lhe esta singela homenagem.

2010/07/28

Tempos Livres

O tempo livre cria-nos espaço para inventarmos outras coisas, ocupações, para deixarmos de o ter. Tempo livre…. As pessoas não querem ter tempos livres, pois não sabem como os ocupar. Porque se determinou que, um espaço temporal, já que esta livre, deve ser ocupado. Porquê? Quem determinou isso?

Na maioria das vezes os tempos livres são ocupados no cinema, a dar voltinhas de automóvel no chamado “passeio dos tristes”, pelas mesas dos cafés, folheando revistas e jornais que dizem a mesmíssima coisa anos e anos a fio.

Agora em tempo de férias, reflictam e seleccionem bem como ocupar os vossos tempos livres a partir de Setembro. Numa arte marcial por exemplo…

Eu não tenho tempos livres. Ou estudo A.M. ou estou com os meus filhotes a vê-los crescer. E em ambos sou feliz.

2010/07/27

Quem nos deve?


O Sensato assume que uma dívida, é o lado canhestro de um pacto.
Ele dá e presenteia, nada reclamando em retorno.





Aquele onde reside a verdadeira rectidão
Procura continuamente uma forma de oferecer
Aquele a quem lhe falta a virtude
Procura constantemente uma forma de receber.


O que presenteia torna sempre repleto de vida
Aquele que apenas arrecada falece de mãos vazias.

2010/07/12

Projecto

Quando um projecto se torna realidade,
significa que o seu destino foi iniciado.

Os projectos mantêm-nos vivos. Acredito que se pode levar o tempo que se quiser para amadurecer e montar um projecto. Mas também acredito que durante todo esse tempo, se deve saber o que fazer e recusar fazer outras coisas.

Não sou daqueles que acha que se pode apenas treinar uma Arte Marcial, mas creio ser positivo escolhermos uma, e deixar que esta nos espelhe um tronco comum onde possam florescer os diversos ramos, folhas e frutos que vamos apurando.

Não esqueçamos as pernadas que devem ser amputadas, para que se possa desenvolver correctamente esse crescimento.
O que quero com isto dizer?
Que distingamos uma A.M. na qual vais estudar proficuamente. E nessa A.M. temos de escolher a linhagem e escola, pois existem sempre várias. Isso representa uma riqueza e não uma confusão.
Por mim, está feito e sinto-me lindamente. As outras A.M. também.

TAKÊ DOJO

O TAKÊ Dojo é um «Clube de Praticantes» reconhecido pelo Instituto do Desporto de Portugal I.P. e aí inscrito desde 31 de Março de 2008.

A sua via de Aikido é a do tradicional Iwama Ryu criado por Morihiro Saito segundo o ensinamento directo de O’Sensei Ueshiba, estando inscrito na AIR Academia de Aikido Iwama Ryu Portugal, e sendo o representante de Daniel Toutain Sensei e da Iwama Ryu International Academy em Portugal. O Kyusho Jitsu é integrado na Kyusho International de Evan Pantazi, encontrando-se inscrito na Federação Portuguesa de Jujutsu e Disciplinas Associadas no seio da qual também é treinado o Jujutsu e Aikijujutsu de Minoru Mochizuki. O Tai Chi Chuan é conduzido por uma aluna directa de Dr. Yang Jwing-Ming e Pascal Plée.


MEMBRO DA K.I.

MEMBRO DA K.I.
de EVAN PANTAZI

A QUINTA ZEN

A QUINTA ZEN
A QUINTA ZEN tem 10 hectares, situa-se apenas a 2 Km do centro histórico da cidade de Évora (Património Mundial da UNESCO), onde está situado o TAKÊ Dojo. As instalações, a piscina e toda a natureza envolvente, formam no seu conjunto um centro de artes marciais, onde se pratica Aikido, Kyusho, Ju Jutsu, Taijiquan e Meditação Zen.