Tal como fora anunciado, teve lugar em Évora o segundo estágio de Jujutsu e Defesa Pessoal organizado pelo «Takê Dojo» e a Federação Portuguesa de Jujutsu (FPJDA), no sábado dia 19 de Setembro.
Uma vintena de participantes na sua grande maioria cinturões negros, vindos de áreas tão distintas como o Karaté Goju-Ryu, Jujitsu, Kung Fu, Tae Kwon Do, Tai Chi Quan, Aikido e Jujutsu, desenvolveram o trabalho proposto pelo Mestre Luís Fernando, 7º Dan e Presidente da FPJDA, que há longos anos vem formando os elementos do Corpo de Intervenção e Grupo de Operações Especiais da P.S.P., e teve aqui uma notável ocasião para demonstrar os seus créditos reconhecidamente de nível internacional.
As expectativas foram ultrapassadas, pois todos no final tinham a sensação de terem treinado com um grande senhor das A.M. portuguesas e se demonstraram esperançados em continuarem com ele a colaborar no futuro. Agradeço ainda a cooperação de Jaime Carmo professor de Karaté Goju-Ryu em cujo Dojo decorreu este encontro, e Ulisses Rolim, ambos 3º Dan, bem como a participação do shodan de Jujutsu João Figueiredo que assistiu o Mestre.
Fica a nota positiva, onde se espera que a Federação Portuguesa de Jujutsu e Disciplinas Associadas venha no futuro próximo, a consolidar as suas bases já estabelecidas no Alentejo, e continuar uma colaboração de entreajuda descomplexada com outras disciplinas e escolas marciais presentes.
Na minha opinião: “O mestre Luís Fernando é um exemplo de modéstia, capacidade técnica e pragmatismo nas artes marciais em Portugal. E foi isso que os participantes retiveram deste estágio. Assim estejamos todos dispostos a aprender e melhorar as nossas competências e de certeza que podemos caminhar em proximidade, respeitando os princípios, liberdade de acção e opções de cada um”.
Disse.