2009/10/31

samurai

Um homem zangado derrotar-se-à no campo de batalha,
bem como na vida.

ou

Controla as tuas emoções,
senão elas te controlarão a ti.

2009/10/23

Sasaki Sensei disse:



Abram os olhos
como se
os mantivessem fechados

2009/10/20

Aiki Bukikai


Dei-me conta ao rever as diversas mensagens do blog, que por vezes me esqueço dos meus companheiros do aikido. Tal facto prende-se pelo contrário, pela boa assiduidade de todos nos quatro treinos semanais, pelo que torna tudo em algo de normal no dia a dia das A.M. que praticamos. Raramente alguém se lembra de tirar fotos, e o ritmo segue em bom curso.

Assim pode parecer que pouco acontece, quando é o oposto: muito é treinado nas cerca de 16 sessões mensais, mas com menos relevo aqui no blog porque inconscientemente fazem parte da "normalidade".

Fica então o reparo e agradecimentos diariamente repetidos sobre os tatamis aos meus camaradas, em particular ao Sensei Jorge Costa, ao Sempai Paulo Pina e ao Luís Sobral, Blair Evans e Mário Chaínho.

KYUSHO INTERNATIONAL



O encontro mensal do grupo de Évora da Kyusho International, decorreu no dia 18 de Outubro com o CI João Ramalho. Um excelente trabalho como sempre, a apreender no local e mais tarde relembrando detalhes no momento quase esquecidos. Grappling, trabalho no solo e reacção a ataques com faca foram parte do programa desta sessão.

2009/10/14


O NADA

É IGUAL

A OURO

2009/10/12

Uma A.M. ou várias?

Uma das frequentes questões, é saber se devemos estudar a fundo uma Arte Marcial ou pelo contrário deveremos abrir o leque de experiências e conhecimentos?
Ouve-se uma conhecida frase " um mestre em muitas artes, nunca é mestre em nenhuma".
Pergunto-me quem quer ser mestre?
O exemplo da dedicação de Ueshiba (o Fundador) ao aikido é também dado como exemplo, esquecendo-se que antes de criar a sua via, ele aprendeu com inúmeros professores, outras tantas artes marciais.
Mais uma vez, é sábio deixar a cada um escolher o caminho a percorrer. Acredito que poucas artes são impermeavéis a outras. No aikido p.ex. a importância do atémi é por mim (muitos outros) defendida. E pouco aprendemos a dar atémis na prática corrente do aikido. A localização e forma de percurtir esses atémis, é ainda menos explorada. A confusão da harmonia cedendo o passo à contemplação espiritual, extraindo o aikido do seu contexto marcial, parece-me ser outra lacuna raramente apontada. No fundo os que acham terem já muito aprendido, nem ainda começaram a fazê-lo. É preciso ter cuidado para não cairmos na armadilha da mentalidade "de grupo"

Ditado

Não corras para muito longe,
pois terás de percorrer a mesma distância no regresso...

TAKÊ DOJO

O TAKÊ Dojo é um «Clube de Praticantes» reconhecido pelo Instituto do Desporto de Portugal I.P. e aí inscrito desde 31 de Março de 2008.

A sua via de Aikido é a do tradicional Iwama Ryu criado por Morihiro Saito segundo o ensinamento directo de O’Sensei Ueshiba, estando inscrito na AIR Academia de Aikido Iwama Ryu Portugal, e sendo o representante de Daniel Toutain Sensei e da Iwama Ryu International Academy em Portugal. O Kyusho Jitsu é integrado na Kyusho International de Evan Pantazi, encontrando-se inscrito na Federação Portuguesa de Jujutsu e Disciplinas Associadas no seio da qual também é treinado o Jujutsu e Aikijujutsu de Minoru Mochizuki. O Tai Chi Chuan é conduzido por uma aluna directa de Dr. Yang Jwing-Ming e Pascal Plée.


MEMBRO DA K.I.

MEMBRO DA K.I.
de EVAN PANTAZI

A QUINTA ZEN

A QUINTA ZEN
A QUINTA ZEN tem 10 hectares, situa-se apenas a 2 Km do centro histórico da cidade de Évora (Património Mundial da UNESCO), onde está situado o TAKÊ Dojo. As instalações, a piscina e toda a natureza envolvente, formam no seu conjunto um centro de artes marciais, onde se pratica Aikido, Kyusho, Ju Jutsu, Taijiquan e Meditação Zen.