2009/08/27

Nascer


Quem estuda Artes Marciais recebe um e apenas um cinturão: o branco.


Observando o Sensei e os senpai, pensando com a cabeça e agindo em consequência com o corpo vamos treinando com insistência, labor e esse cinto vai-se usando, ficando creme, acastanhado, cinzento e por fim quase preto.


Ao atingirmos o estatuto dos cinturões negros, há muitos que descansam sobre a ilusão quando na realidade alguns percebem que é chegados a esse ponto, que o verdadeiro estudo se inicia.


Então baixam a cabeça e redobram o esforço no treino, compreendem que à reflexão mental se propõe a separação do corpo, e ao corpo de agir por si só. Na tentativa de separar o corpo do espírito aplicam-se mais ainda para continuar a aprender e sem repararem o seu cinturão preto vai se usando, desfazendo fio após fio, perdendo o negro ostentatório e recuperando os tons esbranquiçados.


No completar deste ciclo, do branco ao negro e do negro ao branco, reside a essência da Via.


ps- cuidado com as falsas humildades. O cinturão é a nossa alma, e não uma banda de tecido enrolada em torno do Hara.

Sem comentários:

Enviar um comentário

TAKÊ DOJO

O TAKÊ Dojo é um «Clube de Praticantes» reconhecido pelo Instituto do Desporto de Portugal I.P. e aí inscrito desde 31 de Março de 2008.

A sua via de Aikido é a do tradicional Iwama Ryu criado por Morihiro Saito segundo o ensinamento directo de O’Sensei Ueshiba, estando inscrito na AIR Academia de Aikido Iwama Ryu Portugal, e sendo o representante de Daniel Toutain Sensei e da Iwama Ryu International Academy em Portugal. O Kyusho Jitsu é integrado na Kyusho International de Evan Pantazi, encontrando-se inscrito na Federação Portuguesa de Jujutsu e Disciplinas Associadas no seio da qual também é treinado o Jujutsu e Aikijujutsu de Minoru Mochizuki. O Tai Chi Chuan é conduzido por uma aluna directa de Dr. Yang Jwing-Ming e Pascal Plée.


MEMBRO DA K.I.

MEMBRO DA K.I.
de EVAN PANTAZI

A QUINTA ZEN

A QUINTA ZEN
A QUINTA ZEN tem 10 hectares, situa-se apenas a 2 Km do centro histórico da cidade de Évora (Património Mundial da UNESCO), onde está situado o TAKÊ Dojo. As instalações, a piscina e toda a natureza envolvente, formam no seu conjunto um centro de artes marciais, onde se pratica Aikido, Kyusho, Ju Jutsu, Taijiquan e Meditação Zen.