O TAKE Dojo continua, agora integrado neste projecto associativo que se tornou realidade oficial na Conservatória do Registo Predial de Évora dia 9 de Agosto de 2010.
A escolha de Daniel Toutain para ser o nosso mentor pareceu-me evidente, e ainda mais quando se acentuaram os treinos com ele. O cuidado nos pormenores, a leitura do kihon, o estudo do ki no nagare, finalmente o elo entre as armas e o taijutsu em termos reais, a ausência da força muscular, o centro e as ancas a funcionarem como se nunca antes isso tivesse acontecido... provavelmente a desatenção tem sido minha.
Devo aqui uma palavra de agradecimento aos meus anteriores professores Tristão da Cunha, Patricia Guerri e Jorge Costa que souberam confiar-me os seus conhecimentos para me iniciar no aikido. Durante todos estes anos, por vezes talvez o aluno possa não ter estado a altura dos seus mestres, mas sinceramente espero no futuro poder ainda com eles contar, para caminharmos nesta via.
Iniciado e chegado a esta parca capacidade enfrento agora um desafio maior, o de aprender de facto o aikido, desta feita com Daniel Toutain e os seus adjuntos Eric Savalli, Carlo Van Parys, Jean Luc Boisseau entre outros.
Sem esquecer os companheiros que 3 a 4 vezes por semana desde o início do ano, comigo têm treinado nos diversos tatamis que a Associação AIR Academia Aikido Iwama Ryu Portugal dispõe.
Daqui a uns quinze dias recomeça um novo ciclo com a nova época. Desejo a todos sem excepção, uma excelente temporada 2010-2011. Oneigashimas!