2009/12/29

Saibamos percorrer Felizes o Ano Novo

Fim do Ano
Todo o lugar,
Neste mundo flutuante, passa rapidamente.
Matsuo Basho

2009/12/24

Depois de quase 10 meses de treinos, estágios e certificações, foi publicado no site da organização Kyusho International a seguinte mensagem, pelo seu director

Evan Pantazi



Administrator Member # 2
posted
December 24, 2009 10:36 AM


Welcome to :


Alexandre Barahona , Study Group Leader
Location: Évora (Portugal)
Pelo que, a partir de 2010 a Kyusho terá nova regulamentação em Évora. Aguardemos...

2009/12/14

JUJUTSU com Luís Fernando 7º Dan em Évora


O prometido é devido, e o TAKE Dojo, com a colaboração da APOK de Évora e do Sport Lisboa e Évora, organizou mais um estágio de Jujutsu, trazendo de novo o Presidente da Federação Portuguesa de Jujutsu e Disciplinas Afiliadas a Évora.
Foi no dia 8 de Dezembro de manhã e de tarde, que o Mestre Luís Fernando teve oportunidade de mostrar parte do programa técnico de Jujutsu, em complemento aos estágios que tinha dirigido por cá, em Setembro e em finais de Novembro na Arena de Évora, aquando do encontro de A.M. patrocinado pela Associação Amizade Portugal Japão.
São passos seguros, tendo em vista a progressão de um grupo nesta disciplina e com o apoio técnico deste senhor das artes marciais portuguesas, por terras alentejanas.

2009/11/23

Kyudo

Primeira experiência no Kyudo, domingo passado.
Não fui atrás da seta.
Cativante sensação.

2009/11/21

Sentença

A propósito das Artes Marciais e de todos os mundos que em seu redor giram, escutei do Luís Fernando, meu Mestre de Jujutsu, a seguinte observação:
Quem não transpira, conspira.
Nada mais é necessário dizer...

2009/11/18

Atarefado


Entre todo o trabalho "de final de ano", os treinos de Jujutsu em Lisboa, de Aikido em Évora e de Kyusho... também estes dias são preenchidos com invulgar actividade nas A.M. em Évora: dias 19, 20 e 21 deste mês na Arena o encontro internacional de A.M. promovido pela Associação de Amizade Japão Portugal; No fim de semana seguinte a 28, o encontro de A.M. regional organizado no Pavilhão dos Salesianos pela ATKRS; dez dias depois a 8 de Dezembro o terceiro estágio eborense (segundo este ano) de Jujutsu com o Mestre Luís Fernando, da responsabilidade do TAKE Dojo e da Federação Portuguesa de Jujutsu D.A.; Diria que este mês de Novembro e o de Dezembro como o CI João Ramalho por motivos profissionais não pode vir à nossa terra, que o Kyusho adormece um pouco, o que NÃO É verdade! Já que isso me levou a incrementar os treinos no seio do Grupo de Estudo passando nestes meses (e seguintes?) a duplicar a sua actividade.
Mais duas surpresas que ainda não se realizaram e assim que sejam feitas aqui vos darei conhecimento...

2009/10/31

samurai

Um homem zangado derrotar-se-à no campo de batalha,
bem como na vida.

ou

Controla as tuas emoções,
senão elas te controlarão a ti.

2009/10/23

Sasaki Sensei disse:



Abram os olhos
como se
os mantivessem fechados

2009/10/20

Aiki Bukikai


Dei-me conta ao rever as diversas mensagens do blog, que por vezes me esqueço dos meus companheiros do aikido. Tal facto prende-se pelo contrário, pela boa assiduidade de todos nos quatro treinos semanais, pelo que torna tudo em algo de normal no dia a dia das A.M. que praticamos. Raramente alguém se lembra de tirar fotos, e o ritmo segue em bom curso.

Assim pode parecer que pouco acontece, quando é o oposto: muito é treinado nas cerca de 16 sessões mensais, mas com menos relevo aqui no blog porque inconscientemente fazem parte da "normalidade".

Fica então o reparo e agradecimentos diariamente repetidos sobre os tatamis aos meus camaradas, em particular ao Sensei Jorge Costa, ao Sempai Paulo Pina e ao Luís Sobral, Blair Evans e Mário Chaínho.

KYUSHO INTERNATIONAL



O encontro mensal do grupo de Évora da Kyusho International, decorreu no dia 18 de Outubro com o CI João Ramalho. Um excelente trabalho como sempre, a apreender no local e mais tarde relembrando detalhes no momento quase esquecidos. Grappling, trabalho no solo e reacção a ataques com faca foram parte do programa desta sessão.

2009/10/14


O NADA

É IGUAL

A OURO

2009/10/12

Uma A.M. ou várias?

Uma das frequentes questões, é saber se devemos estudar a fundo uma Arte Marcial ou pelo contrário deveremos abrir o leque de experiências e conhecimentos?
Ouve-se uma conhecida frase " um mestre em muitas artes, nunca é mestre em nenhuma".
Pergunto-me quem quer ser mestre?
O exemplo da dedicação de Ueshiba (o Fundador) ao aikido é também dado como exemplo, esquecendo-se que antes de criar a sua via, ele aprendeu com inúmeros professores, outras tantas artes marciais.
Mais uma vez, é sábio deixar a cada um escolher o caminho a percorrer. Acredito que poucas artes são impermeavéis a outras. No aikido p.ex. a importância do atémi é por mim (muitos outros) defendida. E pouco aprendemos a dar atémis na prática corrente do aikido. A localização e forma de percurtir esses atémis, é ainda menos explorada. A confusão da harmonia cedendo o passo à contemplação espiritual, extraindo o aikido do seu contexto marcial, parece-me ser outra lacuna raramente apontada. No fundo os que acham terem já muito aprendido, nem ainda começaram a fazê-lo. É preciso ter cuidado para não cairmos na armadilha da mentalidade "de grupo"

Ditado

Não corras para muito longe,
pois terás de percorrer a mesma distância no regresso...

2009/09/28

KYUSHO em Évora



Mais uma sessão de Kyusho em Évora, realizada no dia 27 de Setembro com o C.I. João Ramalho, marcando o reinício de temporada. Uma época que muito promete quer ao nível regional como nacional, uma vez feitas diversas alterações internas na organização Kyusho International, de Evan Pantazi

A meditar

Quando quero fazê-lo,
nada é difícil.
Quando não quero fazê-lo,
nada é fácil...

2009/09/23

Mestre Luís Fernando no Take Dojo em Évora

Tal como fora anunciado, teve lugar em Évora o segundo estágio de Jujutsu e Defesa Pessoal organizado pelo «Takê Dojo» e a Federação Portuguesa de Jujutsu (FPJDA), no sábado dia 19 de Setembro.

Uma vintena de participantes na sua grande maioria cinturões negros, vindos de áreas tão distintas como o Karaté Goju-Ryu, Jujitsu, Kung Fu, Tae Kwon Do, Tai Chi Quan, Aikido e Jujutsu, desenvolveram o trabalho proposto pelo Mestre Luís Fernando, 7º Dan e Presidente da FPJDA, que há longos anos vem formando os elementos do Corpo de Intervenção e Grupo de Operações Especiais da P.S.P., e teve aqui uma notável ocasião para demonstrar os seus créditos reconhecidamente de nível internacional.

As expectativas foram ultrapassadas, pois todos no final tinham a sensação de terem treinado com um grande senhor das A.M. portuguesas e se demonstraram esperançados em continuarem com ele a colaborar no futuro. Agradeço ainda a cooperação de Jaime Carmo professor de Karaté Goju-Ryu em cujo Dojo decorreu este encontro, e Ulisses Rolim, ambos 3º Dan, bem como a participação do shodan de Jujutsu João Figueiredo que assistiu o Mestre.


Fica a nota positiva, onde se espera que a Federação Portuguesa de Jujutsu e Disciplinas Associadas venha no futuro próximo, a consolidar as suas bases já estabelecidas no Alentejo, e continuar uma colaboração de entreajuda descomplexada com outras disciplinas e escolas marciais presentes.
Na minha opinião: “O mestre Luís Fernando é um exemplo de modéstia, capacidade técnica e pragmatismo nas artes marciais em Portugal. E foi isso que os participantes retiveram deste estágio. Assim estejamos todos dispostos a aprender e melhorar as nossas competências e de certeza que podemos caminhar em proximidade, respeitando os princípios, liberdade de acção e opções de cada um”.
Disse.

Frases

Segundo o Mestre de Shaolin Shi Yan Lu

ninguém pode praticar realmente kung fu (ou outra A.M.) sem... verdadeiramente transpirar.

e aconselhou a

cultivarmos o nosso jardim, em vez de nos preocuparmos com o jardim do vizinho.

2009/09/15

Parabéns Guerri Sensei



A nossa Sensei Patricia Guerri festejou o seu sexagésimo aniversário da melhor forma: convidada para a ocasião a dar um estágio na Alemanha.

Entre outras prendas, aquela com que se apressou a cortar o bolo de anos (foto de Bruno Ribue).

AVISO

A mim e aos que pensam da mesma forma, aqui deixo o datado aviso de Confúncio:

Saber aquilo que está certo e não agir em conformidade, é omissão de coragem.


Site FPA 2

VIVA !
Mudaram a página inicial da FPA e agora está escrito:

«Eventos
2009-09-26 GASHUKU GEIKO com Gerard OBELLIANNE »

Ainda bem. Arigato Gozaimashita.

Será que alguém lê o meu blog? Se fôr o caso ainda bem! Se não, ainda bem por terem de qualquer das formas alterado o que mencionei.

Já agora vou aproveitar, para o caso de... eu fiz o meu curso de monitor da FPA em... já nem me lembro!? E fiz o curso de instrutor da FPA em 2007, terá sido? Bem, aquilo que me recordo é de receber um email da secretaria da FPA a dizer-me que (depois de eu já ter feito o pedido por escrito) em breve receberia a documentação comprovativa pelos cursos efectuados. Isto foi em... 22 de Abril?! Será?

Eu até guardei o email para o caso de, à falta de melhor, o dever exibir a alguém que me pergunte se recebi formação legal...

O que é um facto é que, até hoje (15 de Setembro) nada recebi da FPA que diga respeito aos cursos.

Se alguém "aí de cima" regressar ao blog e ler isto, será que pode meter uma cunha para ver se enviam algo? Ou também estamos à espera que haja eleições, para despachar serviço?

«Ena que mau! assim nem quando o tio Belmiro for presidente da FPA recebo a documentação! Bolas. Desculpem lá... não liguem a esta última parte sff.»

2009/09/11

Site da FPA

Ao abrirmos o site da FPA (http://www.fpaikido.pt/), podemos ler na sua página de acolhimento, logo no início o seguinte título e texto:

Eventos

Não existem eventos para este ano

Isto data já de há algum tempo. Ainda não entendi qual o interesse desta informação essencial, para que surja de rompante. Se demonstrar alguma inépcia no aikido português (o que até é de certa forma injusto) ou patentear a incapacidade da FPA em organizar estágios supra associações?
Desconhecendo o intuito dos responsáveis, até me parece que esta imagem é, inclusivé injusta, em relação à própria direcção da federação. Então terá sido um lapso (mais um?) que dura há meses e meses?

NÓS SOMOS O NOSSO PIOR INIMIGO



Todos aqueles que observamos, vemo-los através do nosso ego, da projecção que apreendemos ser a dos outros, e lidamos em função daquilo que cremos ser a veracidade em conformidade com a representação que arquitectamos que o mundo (o nosso mundo) possa ter de nós.

O ego é um arreliador permanente.
O sentido de humor apurado pode ser uma das soluções, o prazer de viver cada instante pode ser outra. A tolerância com os outros, e o rigor connosco próprios ajudam.


Por vezes chamarmos outrem ao rigor, ajuda-os também…

2009/08/31

Hábitos


Em época de recomeço de actividades, onde vemos inúmeras pessoas afluir aos dojos, indo pouco depois desistindo. Para daqui a um ano recomeçarem uma outra actividade na mesma época, e depois voltarem a desistir... relembro que


Primeiro criamos os nossos hábitos,

mais tarde esses hábitos criam-nos a nós.


É difícil desligarmos de certos hábitos, normalmente facilitadores de uma ilusão cansada. Mas ainda mais difícil, é impormo-nos novos hábitos e aplicá-los ao dia a dia, de forma a que estes usos façam parte integrante da nossa vida. Do nosso ser.


Sem percebermos, os hábitos que temos (e temo-los todos) formatam-nos espiritual e fisicamente. Indo até influenciar quem nos rodeia, no trabalho, na família.

Já que somos animais de hábitos, o melhor é tomar atenção.



Viver o presente, é a melhor maneira de o fazer...

2009/08/27

Nascer


Quem estuda Artes Marciais recebe um e apenas um cinturão: o branco.


Observando o Sensei e os senpai, pensando com a cabeça e agindo em consequência com o corpo vamos treinando com insistência, labor e esse cinto vai-se usando, ficando creme, acastanhado, cinzento e por fim quase preto.


Ao atingirmos o estatuto dos cinturões negros, há muitos que descansam sobre a ilusão quando na realidade alguns percebem que é chegados a esse ponto, que o verdadeiro estudo se inicia.


Então baixam a cabeça e redobram o esforço no treino, compreendem que à reflexão mental se propõe a separação do corpo, e ao corpo de agir por si só. Na tentativa de separar o corpo do espírito aplicam-se mais ainda para continuar a aprender e sem repararem o seu cinturão preto vai se usando, desfazendo fio após fio, perdendo o negro ostentatório e recuperando os tons esbranquiçados.


No completar deste ciclo, do branco ao negro e do negro ao branco, reside a essência da Via.


ps- cuidado com as falsas humildades. O cinturão é a nossa alma, e não uma banda de tecido enrolada em torno do Hara.

2009/08/25

BOM CAMINHO

O Outono aproxima-se e com ele o recomeçar dos treinos, do esforço e camaradagem, do caminhar no sentido da Via.

A todos os votos de um bom recomeço. A quem não parou realmente, uma boa continuação...

2009/08/06

Porque corres tu?

Certo dia ao entrarem num albergue, depararam com um quadro pendurado na parede, ilustrando uma cena campestre onde por entre o arvoredo uma raposa tenta caçar um coelho. O discípulo deixou escapar: vê-se mesmo que é a raposa a ganhar. Ao que o seu mestre retorquiu "não sei, não".
- Como não sabe? Então a raposa não é mais rápida que o coelho?
- É. - respondeu.
- Não há dúvidas então, que a raposa o apanha.
- Eu mantenho sempre dúvidas até ao fim de cada história.
- E porque duvida, Mestre?
- Porque cada história pode ter o seu desfecho, e nesta a raposa corre para apanhar o seu jantar, enquanto que o coelho corre para salvar a sua vida...

Pergunto de novo: porque corres tu (eu) ?

2009/07/27

Frase da semana

Não temas o forte ataque do teu adversário.
Receia antes a tua fraca defesa.
Saiu-me em um treino que dirigi, endereçando-me a um amigo shodan durante o seu exercício de Ju Waza.
Tá bonito nã tá?
Foi-lhe dirigido a ele, mas serve tb para mim.
E para quem quiser escutar...

2009/07/17

REFLECTINDO

Um adágio popular nos Estados Unidos diz: “é preferível ser julgado por doze pessoas, do que carregado por seis”.

Isto a propósito de práticas marciais que promovem reacções violentas em caso de sermos vítimas de agressão (o Krav Maga p. ex.). Por outro lado, temos outras artes marciais (o Aikido p. ex.), cuja filosofia observa o domínio do adversário tendo em conta a sua preservação física. O que é indiscutível em termos morais e legais, mas converte o acto reactivo mais delicado.
Pergunta-se com frequência: Então eu devo ter cuidado com a integridade física de um assaltante, quando é este que quer agredir a minha?

Um facto é que por vezes a lei pode virar-se contra as vítimas, se for o agressor inicial a agir nesse sentido (basta-lhe ir ao hospital constatar os danos físicos de que foi alvo e mover uma acção judicial contra si). Como provar em tribunal que na origem daquela situação, estava aquele que acabou sofrendo com ela?

E por esta via chegamos ao tal adágio norte-americano, embora peque por ser algo caricato. Pelo que vos deixo reflectir sobre as palavras do Dr. Yang:



Conceder (aplicar) misericórdia ao seu oponente,

pode significar ser cruel consigo próprio *


*Dr. Yang, Jwing-Ming, Analysis of Shaolin China, YMAA Publication Center, Boston, 2004, p.289.

Post Scriptum- Os exemplos do KM e do Aikido são bons, porque adoro ambas as disciplinas. Por isso não há da minha parte, qualquer opinião menos positiva sobre estas artes.

2009/07/15

Olá

Domo Arigato gozai mashita, Volker, pela sua atenção. Esteja à vontade para trocar ideias construtivas. Bem vindo.

2009/07/14

Frase da semana

"Não podemos desenvolver as técnicas,
se ignorarmos a eficacidade marcial
dos movimentos"
Shoji Nishio
Extraído do comentário de Canstandya, no blog do Paulo Filipe (ver link).
O seu a seu dono... Arigato.
Ler é uma coisa, mas compreender isto no dojo, sobre os tatamis, treino após treino, é outra muito diferente.

2009/07/13

Alguns princípios a estudar

1º Princípio – manter a estabilidade do seu centro (hara), tanto durante a defesa como no ataque, procurando desequilibrar o centro do adversário. A gravidade? Uma questão de eixos? Sim, sim.

2º Princípio – dominar o nosso corpo de forma a relaxá-lo no momento da execução, estabelecendo um compromisso entre o “suave” e o “duro” lembrando os estilos internos, diminuindo a força por um afrouxamento muscular e de seguida aumentar a efectividade aplicando a energia. A respiração é nisto, um elemento essencial. Com o relaxamento da mente, o corpo torna-se mais livre, os movimentos mais rápidos e capazes de absorver os impactos (energia), reenviando a potência de regresso. Aceitar a dor? A possibilidade da derrota? A morte? Ah pois! Fluir com a vida consciente que ela terminará. Bio-mecânica? Certo.

3º Princípio – Estudar as deslocações de forma a reagir com rapidez, regulando a distância (mahai) com o adversário (mais próximo ou mais distante) segundo a vantagem imediata, e explorar os ângulos do nosso posicionamento (e do adversário) para escolher as técnicas a aplicar. Geometria aplicada? Pois é…

4º Princípio – Desenvolver as artes do agarre e dos atémis. Nem sempre importa a quantia ou potência, mas sempre castigam a localização e a intenção (ângulo e profundidade). Meridianos e pontos vitais? What else? A crono-biologia é algo ainda mais aprofundado…

5º Princípio – desenvolver a energia que temos no nosso íntimo, para melhorar a saúde e capacitar-nos em termos de transferir (positiva ou negativamente) essa bio electricidade (e não só) a terceiros. A nossa capacidade e a vulnerabilidade do adversário, são as armas que temos. O inverso são as armas do adversário. Conhecermos todas elas é muito difícil e leva tempo, mas o prazer reside na aprendizagem, não no objectivo em si.
Ai não é?!!

Pergunta: E o espírito nisto tudo, então?
Resposta: Mas do que estive eu prá aqui a falar?
Para desenvolver o espírito, apenas um princípio de base:

O que interessa é treinar, treinar, treinar, treinar, treinar, treinar, treinar...

2009/07/09

esclarecimento aos menos esclarecidos



Recebi um comentário do Rafael, ao qual ía responder, mas achei interessante fazê-lo de uma forma mais explícita, no caso de haver outras pessoas com a mesma questão. Perguntava ele, onde se situava o Take Dojo, pois procurara na internet e não o achara. Como o Take Dojo não é virtual, como alguns desejariam, aqui fica a resposta:


Olá Rafael,



O Take Dojo é um clube de aikido e actividades associadas (de momento o Taijiquan, o Jujutsu e o Kyusho) inscrito no Instituto do Desporto de Portugal,I.P. desde 31 de Março de 2008.

Não tem por primeiro objectivo reger aulas abertas ao público, mas antes ser um ponto de convergência entre diversos praticantes de distintas artes marciais.

Tem dois locais designados para a prática dos mesmos encontros, um no edifício particular minha propriedade situado na Rua Serpa Pinto em Évora, e outro na Quinta Zen a dois km da citada cidade. Embora possa desenvolver acções noutros sítios.

Este último (a quinta Zen) funcionou durante 14 meses e está em suspenso desde o passado mês de Maio devido a obras e remodelações, pois o seu projecto de expansão foi aprovado pela Câmara Municipal de Évora. Prevê-se que daqui a um ano as actividades reiniciem.
O primeiro por ser num edifício privado, é o meu dojo pessoal e não está aberto ao público em geral, mas apenas a alguns praticantes.

Por esse motivo o Kyusho por exemplo, embora tenha o Take Dojo a organizá-lo, está previsto ficar sedeado no SLE.
Aliás é também no Sport Lisboa e Évora (SLE) que pratico 3 a 4 vezes por semana o aikido, através do Aikido Club de Évora (ACE) do qual sou um dos fundadores, e onde o Jorge Costa, 4º Dan é o Sensei. – Ver mais em detalhe sff o link da Aiki Bukikai.

O Taijiquan está a cargo da Sandrine, que é aluna do Dr. Yang Jwing-Ming (embora tenha estado parada nos últimos tempos pois teve dois bebés), o Jujutsu a cargo do Ulisses Rolim, 3º Dan e inscrito na Federação Portuguesa de Jujutsu sob a responsabilidade técnica do Mestre Sensei Luís Fernando 7º Dan (tb ver link sff) e o Kyusho a meu cargo na Kyusho International, sob a direcção do Instrutor Certificado K.I. Sensei João Ramalho (que tb é prof. de Karaté, ver link sff).

Quanto ao aikido não exerço a função de professor, embora tenha a licença de ensino e os cursos de monitor e de instrutor da Fed.PA e IDP. Sou 2º Dan da escola Aiki Bukikai (do estilo tradicional dito de Ywama Ryu), aluno directo da Mestre Sensei Patrícia Guerri, 7º Dan, e do Sensei Jorge Costa já referido. Pratico no ACE, e treino a título pessoal no Take Dojo.

O Take Dojo é uma estrutura diferente (não disse “melhor”) das outras no seu conceito, pois ela prima pela reflexão e o estudo (na prática) das artes marciais, e não lhe importa a sociabilidade, nem os lucros, nem as graduações ou competitividade no seio das mesmas. Segundo os seus estatutos, ao Take Dojo interessa-lhe fomentar a partilha e o entendimento entre as pessoas, no intuito do melhoramento individual.

Ficou esclarecido Rafael? Mas se estiver interessado em algo estou ao seu dispôr, contacte-me para: barahona@live.com.pt, ou vá ao SLE à hora do Aikido ou do Kyusho, sempre é mais fácil dialogar directamente.

Cumprimentos
Alex

2009/07/01

Poema do mês

Estável como a montanha
Livre como o vento
Vazio como o céu azul...
Hôgen Yamahata



2009/06/28

Próximo Treino de KYUSHO em Évora

A 12 de Julho (domingo) de 2009 pelas 10.00 horas da manhã, realizar-se-à um novo treino da Kyusho International em Évora, no dojo de aikido das instalações da sede do Sport Lisboa e Évora no primeiro andar, com o C.I. João Ramalho.

2009/06/15

João Ramalho brilha em Évora

Uma excelente sessão de Kyusho, foi o que o C.I. João Ramalho nos brindou na manhã de domingo dia 14 de Junho, porventura para festejar o aniversário do Miguel que o acompanhou. A cereja em cima do bolo, foi a dado momento o KO aplicado ao menino dos anos (é sempre um instante ímpar, nisto do Kyusho não é?) …
Para além da revisão dos pontos anteriores e das três reanimações, foram-nos introduzidos variadíssimos novos pontos vitais e esquematizada a fluidez de trabalho na sequência braços/pernas/tronco/cabeça. O trabalho de casa será conseguir atingir os locais exactos, mas com fluxo de energia e a descontracção necessária para que esta seja libertada. Parece fácil, mas não é… também este, é o proveito da aprendizagem: o próprio trajecto (Do) a pisar.

Para quem não pôde estar presente (fim de semana prolongado, trabalho etc.) paciência. Porque os que lá estiveram regalaram-se!

Os agradecimentos ao João Ramalho e ao Ismael e Miguel pela sua vinda ao Alentejo. Ao Manuel Nunes pelo acolhimento no seu Dojo de Aguiar.

No dia 12 de Julho, há mais…





FRASE DA SEMANA

É no momento onde abandonamos a procura dos valores exteriores, e conduzimos o olhar para dentro, que o caminho (DO) principia.

2009/06/12

Estágio fim de época Aiki Bukikai em Paris



No primeiro fim de semana de Junho 2009
decorreu o estágio de final de época da Aiki Bukikai em Paris.
Na primeira quinta, sexta e sábado do mês, nos dojos de Paris e de Louvenciennes parte dos membros franceses e alguns portugueses que até lá se deslocaram, tiveram oportunidade de fazer uma súmula do ano de actividade que agora finda (para eles, porque nós em Portugal só tiramos férias do aikido durante Agosto!). Ficam algumas fotografias tiradas pelos nossos companheiros franceses Bruno e Nicolas:


























2009/05/29

Kyusho dia 14 de Junho em Évora



Dia 14 de Junho pelas 10.00 horas terá início mais um encontro de Kyusho International com o C.I. João Ramalho, em Évora.

Desta feita, depois do Dojo de Aikido na Quinta Zen, iremos visitar o dojo de Tae Kwon Do em Aguiar (a uma quizena de quilómetros do centro da cidade), como forma de expandir e partilhar com os nossos praticantes, outros locais de práticas marciais do distrito.

Assim entendemos na teoria e na prática, as diferenças positivas vividas no seio da K.I. ...

Estágio 2009 de Pat Guerri em Portugal - Imagens Bruno Ribue




































A imagem oficial de Morihei Ueshiba como um avôzinho de barba branca preconizando o amor e harmonia, corresponde à realidade. Mas por detrás está uma forma de abordar o mundo onde é necessário estar-se preparado para a guerra, se quisermos preservar a paz. Ao se retirar de Tóquio para Ywama, o Fundador desejou continuar a sua pesquisa. Não há um aikido, mas diferentes, segundo o momento de estudo e desenvolvimento. Depois existem as abordagens pessoais, onde cada Shihan desenvolve as facetas que lhe são mais próprias. O aikido ganha na sua dessiminação e riqueza de experiências. O espírito do aikido é um. A prática do aikido podem (e devem!) ser variadas.
Quem afirma o contrário, não defende o aikido, defende o seu comérciozito do fim da rua. Ou do beco sem saída, onde sózinho se meteu...

TAKÊ DOJO

O TAKÊ Dojo é um «Clube de Praticantes» reconhecido pelo Instituto do Desporto de Portugal I.P. e aí inscrito desde 31 de Março de 2008.

A sua via de Aikido é a do tradicional Iwama Ryu criado por Morihiro Saito segundo o ensinamento directo de O’Sensei Ueshiba, estando inscrito na AIR Academia de Aikido Iwama Ryu Portugal, e sendo o representante de Daniel Toutain Sensei e da Iwama Ryu International Academy em Portugal. O Kyusho Jitsu é integrado na Kyusho International de Evan Pantazi, encontrando-se inscrito na Federação Portuguesa de Jujutsu e Disciplinas Associadas no seio da qual também é treinado o Jujutsu e Aikijujutsu de Minoru Mochizuki. O Tai Chi Chuan é conduzido por uma aluna directa de Dr. Yang Jwing-Ming e Pascal Plée.


MEMBRO DA K.I.

MEMBRO DA K.I.
de EVAN PANTAZI

A QUINTA ZEN

A QUINTA ZEN
A QUINTA ZEN tem 10 hectares, situa-se apenas a 2 Km do centro histórico da cidade de Évora (Património Mundial da UNESCO), onde está situado o TAKÊ Dojo. As instalações, a piscina e toda a natureza envolvente, formam no seu conjunto um centro de artes marciais, onde se pratica Aikido, Kyusho, Ju Jutsu, Taijiquan e Meditação Zen.